Em construção..,..o tipo D é uma referencia a um sonho no qual sonhei olhei vi um par de sapatos informe, sem forma comum, debaixo


terça-feira, 24 de abril de 2018

Fiéis celebram Dia de São Jorge na tradicional alvorada dedicada ao santo

Multidão lotou as ruas de Quintino na Zona Norte do Rio nesta segunda-feira (23). A 1ª missa em homenagem ao santo aconteceu às 3h30, já lotada.

Por Cristina Boeckel, G1, Rio de Janeiro
 
As ruas de Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ficaram pequenas para uma multidão de fiéis que fizeram questão de comparecer à Paróquia de São Jorge para pedir graças e celebrar bençãos alcançadas em nome do santo guerreiro. A primeira missa em homenagem ao santo aconteceu às 3h30, já lotada. A data faz parte do calendário oficial do Rio de Janeiro e é feriado regulamentado desde 2008.
O ponto alto das celebrações na madrugada foi a missa da alvorada, às 5h, que contou com uma tradicional queima de fogos. Mas na programação da paróquia ainda há a celebração de outras missas a cada hora. A que acontecerá às 10h será celebrada pelo cardeal Dom Orani Tempesta.
Às 15h ocorrerá a oração do terço e às 16h uma procissão pelas ruas de Quintino. A última missa acontecerá às 18h.
Thiago Malheiros compareceu à festa com a imagem de São Jorge nos ombros. Vindo da Praça Seca, ele está nas ruas de Quintino para celebrar o santo desde o começo da madrugada. "Venho sempre agradecer saúde e paz da minha família", explicou.
Santo reúne devotos no Rio (Foto: Cristina Boeckel/G1)Santo reúne devotos no Rio (Foto: Cristina Boeckel/G1)
Santo reúne devotos no Rio (Foto: Cristina Boeckel/G1)
A festa por São Jorge se espalha também em outras igrejas na cidade do Rio. A Igreja São Gonçalo Garcia e São Jorge, no Centro, também realizou sua alvorada às 5h. Ocorrerão missas campais na Avenida Presidente Vargas, às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h. No interior da igreja haverá missa solene presidida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, às 18h, e a missa de encerramento, às 20h.
A Capela São Jorge, no Largo do Bodegão, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na Zona Oeste, conta com missas às 6h, 8h, 10h e 18h. O Cardeal Dom Orani João Tempesta presidirá a missa das 14h. Haverá feijoada do padroeiro, às 12h. Uma procissão pelas ruas do bairro acontecerá às 18h.
A Capela São Jorge, em Jardim Clarice, que pertence à Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, contará com uma procissão saindo da paróquia em direção à capela, às 8h30. Terá missa, às 10h, seguida de almoço festivo.
Thiago Malheiros comparece à festa com a imagem de São Jorge nos ombros (Foto: Cristina Boeckel/G1)Thiago Malheiros comparece à festa com a imagem de São Jorge nos ombros (Foto: Cristina Boeckel/G1)
Thiago Malheiros comparece à festa com a imagem de São Jorge nos ombros (Foto: Cristina Boeckel/G1)
A Paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes, realizará missa campal em honra a São Jorge, na quadra de esportes que fica no início da Rua Oito W com Rua Teotônio Vilela, no dia 23 de abril, às 9h.
Outros eventos estgão previstos para o resto da cidade, como rodas de samba e feijoadas (CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA).

Devoção de várias religiões

São Jorge, o santo guerreiro, recebe homenagem de adeptos de vários cultos. Para os católicos, São Jorge representa a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados. Para os adeptos das religiões afro-brasileiras no Rio de Janeiro, ele é a representação do orixá Ogum, o guerreiro que protege as almas contra o demônio.
Ele também é considerado o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro, dos escoteiros, da Superintendência da Polícia Rodoviária no Rio de Janeiro e de países como Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário