O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado municipal no Rio de Janeiro.
O Dia de São Jorge é celebrado por várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. Existe uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia. São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão. São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo, e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão.
O Dia de São Jorge é feriado, mas apenas no município do Rio de Janeiro, pois é considerado o santo padroeiro desta cidade.
A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.
Para os próximos anos, o Dia de São Jorge está previsto para cair nos seguintes dias da semana:
Oração à São Jorge
"Glorioso São Jorge, tribuno militar e cavaleiro romano, diante de vós havia pela frente uma carreira brilhante. Mas a fé vos garantiu que o vosso dever era lutar por Cristo. E vós, protestando contra a perseguição do imperador Diocleciano, trocastes a espada de soldado pela cruz de Jesus. tombastes mártir da fé, e o vosso martírio foi o golpe que transpassou a garganta do dragão da maldade. Alcançai para nós, perseverança até o fim e muita fé na graça de Deus. Amém"
Origem do Dia de São Jorge
O Dia de São Jorge é celebrado em 23 de abril em homenagem a data do nascimento do santo: 23 de abril de 303 d.C. Em alguns países, o Dia de São Jorge ainda é celebrado em 6 de maio ou 23 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário